TIKTOK SE JUNTA AO GOOGLE PARA TESTAR NOVA PARCERIA DE BUSCA NO APLICATIVO

Marketing

TikTok e Google juntos em uma parceria, é isso mesmo que você leu.

Ano passado circularam relatórios sobre como o TikTok havia se tornado o mecanismo de busca preferido dos usuários mais jovens e que poderia, em algum momento, conquistar o mercado do Google. Assim, a gigante das buscas — que parece não gostar muito de concorrência — logo deu um jeito de combater esse problema.

De acordo com um relatório do Business Insidero TikTok e o Google estão explorando uma nova parceria para integrar prompts de pesquisa do Google e, potencialmente, em algum momento, até mesmo os resultados, no próprio fluxo de pesquisa do TikTok.

Como funcionará essa parceria Google e TikTok?

O pesquisador de aplicativos Radu Oncescu postou no X o exemplo de alguns usuários do TikTok que agora estão vendo um novo prompt aparecer em seus resultados de pesquisa no aplicativo, que inclui um CTA para expandir a sua pesquisa no Google.

A adição parece uma espécie de bloco de anúncios personalizado. No entanto, o TikTok esclareceu ao Business Insider que não se trata desse tipo de parceria:

Um porta-voz do TikTok confirmou que a empresa está experimentando integrações de terceiros no aplicativo TikTok, incluindo um teste com o Google. O recurso, que está sendo testado globalmente em vários mercados diferentes, não é um bloco de anúncios.

Um porta-voz do Google disse que a empresa não tinha mais nada a compartilhar e se recusou a comentar se havia um acordo financeiro entre as duas empresas como parte da parceria.

Portanto, é uma integração customizada, feita para o Google neste caso, que visa fornecer mais contexto e facilitar mais descobertas por meio do aplicativo TikTok.

A ameaça do TikTok ao Google

Ano passado, em uma apresentação na conferência “Brainstorm Tech” da Fortune, o vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan, disse que o Google realmente vê o surgimento do TikTok como uma ferramenta de descoberta como um risco comercial potencial.

Em nossos estudos, cerca de 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa. Eles vão para o TikTok ou Instagram.

Com base nisso, poderia ser um movimento lógico e benéfico para o Google integrar suas ferramentas na superfície de descoberta do TikTok, o que ajudará a manter o Google em mente como uma oferta de expansão e a manter a relevância para esse público.

E para o TikTok também proporciona uma ligação mais direta a opções de descoberta mais amplas, embora também possa haver benefícios adicionais em termos de partilha de dados entre as duas empresas que podem ajudar a melhorar as suas ferramentas de descoberta.

Parceria em momento delicado para o Google

Como sabemos, o Google está atualmente sob investigação por causa do seu domínio de pesquisa na web e acusado, justamente, por acordos de distribuição feitos com Apple, Samsung e outros.

Dessa forma, o Departamento de Justiça — que está examinando esses acordos — pode ter uma visão negativa de algo semelhante no TikTok. Mesmo que não exista nenhuma declaração das duas empresas sobre acordos financeiros em vigor.

No entanto, de qualquer forma, a parceria se mostra interessante para os profissionais de marketing digital, uma vez que emerge o TikTok como uma plataforma de complemento de busca. Veremos quais frutos virão dessa parceria inusitada. Para isso, fique ligado aqui no Pixeld, que nunca te deixamos para trás na informação.

Fonte: Social Media Today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *