META E AMAZON FECHAM PARCERIA PARA CRIAR RECURSO INÉDITO

Tecnologia

A Meta pode ter abandonado seus esforços de compras ao vivo no Facebook e no Instagram, mas a empresa de rede social ainda acredita no potencial de seus aplicativos como plataforma de compras.

Tanto acredita que anunciou uma parceria de peso com a Amazon, permitindo que os clientes vinculem suas contas do Facebook e Instagram à sua conta Amazon. Assim, os anúncios da Amazon vão aparecer nas plataformas da Meta e a compra vai poder ser feita ali mesmo, sem sair da rede social.

Em comunicado ao TechCrunch, um porta-voz da Amazon disse:

Pela primeira vez, os clientes poderão comprar anúncios da Amazon no Facebook e Instagram e finalizar compras na Amazon sem sair dos aplicativos de mídia social. Os clientes nos EUA verão preços em tempo real, elegibilidade Prime, estimativas de entrega e detalhes de produtos em anúncios de produtos selecionados da Amazon no Facebook e Instagram como parte da nova experiência.

A Amazon também observou que o novo recurso de compras no aplicativo estará disponível para produtos selecionados anunciados no Facebook ou Instagram e vendidos pela Amazon ou por vendedores independentes na loja da Amazon.

Como vai funcionar essa parceria Meta e Amazon?

Para começar, é uma configuração rápida e única em que os clientes vincularão sua conta Meta (Facebook ou Instagram) à sua conta Amazon. Após a conclusão desse processo, eles podem finalizar a compra na Amazon a partir do próprio anúncio do produto, sem sair do aplicativo do Facebook ou Instagram. O endereço de entrega padrão e as informações de pagamento da Amazon serão usados para concluir a venda.

Ou seja, agora, enquanto você está rolando o feed do seu Instagram ou Facebook, um anúncio da Amazon pode aparecer a qualquer momento. Caso goste do produto, é só clicar no botão “Comprar com a Amazon” para ser direcionado para a página de pagamento sem precisar trocar de aplicativo.

A ideia é que os usuários vinculem a conta da Amazon com as dos aplicativos da Meta. Isso vai economizar tempo, já que não vai ser mais preciso preencher todas aquelas informações de nome, endereço, dados do cartão e por aí vai.

Um “ganha-ganha” das big techs

Ainda não se tem muitos detalhes da parceria, mas, com certeza pode ser uma enorme oportunidade de receita para Meta, Amazon e, ainda mais importante, para os anunciantes. Ademais, a Meta obterá mais sinais de anúncios e mais conversões atribuíveis, enquanto a Amazon obterá mais transações de grandes plataformas de descoberta.

Ou seja, enquanto a Meta vai conseguir entrar com mais força no mundo do e-commerce e atrair mais anúncios, a Amazon vai chegar a usuários que não costumam entrar no seu site — objetivos centrais para as duas empresas.

A Amazon informa que o novo recurso de compras também estará disponível para produtos selecionados oferecidos por vendedores independentes. A empresa espera que a novidade melhora suas taxas de conversão, já que os clientes poderão finalizar compras ainda mais rápido. 

Além disso, a Meta poderá personalizar os anúncios para membros Prime, ajustar preços em tempo real e estimativas de envio, se necessário. No fim, a parceria pode ser uma enorme oportunidade de receita para a dupla.

Vale recordar que a Amazon até tentou ao longo dos anos criar suas próprias versões de redes sociais, mas elas também nunca decolaram. A empresa encerrou, por exemplo, o Spark (um espécia de clone do Instagram) em 2019.

Ainda não há previsão de quando o novo recurso estará disponível no Brasil. Primeiro, ele será testado nos Estados Unidos e só será liberado para outros países.

Com informações de TechCrunch

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