Instagram está testando templates para ajudar na criação de Reels

Marketing

Para ajudar os usuários a criar clipes de Reels que gerem mais engajamento o Instagram está testando um novo processo de templates com alguns criadores. Ele permite que usuários possam replicar o formato de um vídeo, transformando-o em seu próprio conteúdo.

Ao escolher qualquer clipe de Reels como modelo, o processo oferece vários marcadores de clipes que correspondem ao timestamp desse Reel. O criador pode então inserir seus próprios vídeos nesses marcadores, permitindo copiar essencialmente o formato do original.

O pesquisador de aplicativos, Alessandro Paluzzi, já havia descoberto essa novidade anteriormente, mas agora, de acordo com a Insider, o aplicativo está em fase de testes beta com alguns criadores.

Ela ainda comentou para a Insider: “Uma coisa que eu estava procurando, principalmente no Instagram Reels, era algo que se assemelhasse à sincronização de áudio do TikTok, onde os clipes se alinham perfeitamente com a batida da música”. Ela acrescentou que anteriormente recorria a tutoriais para obter ajuda na edição de vídeos, principalmente quando se tratava de alinhar vídeos com som, e que os slots para adicionar seus próprios clipes variam para cada modelo.

A ideia é que esse processo possa ajudar quem quer melhorar o timing de seus clipes, está tendo dificuldade em ter novas ideias, ou mesmo acha que seus vídeos não parecem tão interessantes quanto os que vê no aplicativo – usando qualquer outro clipe como uma inspiração criativa.

É claro que o formato também pode acabar incentivando o plágio, mas, na verdade, “remixar” é um elemento chave de engajamento no TikTok (disponível também no Reels), e parece que, desde que a ideia não esteja sendo copiada “quadro a quadro”, tudo bem.

O novo recurso está sendo testado com um pequeno grupo de criadores. “Estamos sempre trabalhando em novas maneiras de tornar os Reels mais simples de criar. Estamos testando a capacidade de você fazer um Reel usando um modelo existente de outro Reel”, disse um porta-voz da Meta ao TechCrunch.

Fontes: Social Media Today e TechCrunch