Tendências em Marketing Digital para 2018

Quando o assunto é Marketing Digital, apontar tendências não é tarefa fácil.

Principalmente quando levamos em consideração a velocidade com que as transformações ocorrem nesse setor.

As novidades surgem a todo momento.

E, de modo geral, os negócios que mais se beneficiam são aqueles que saem na vanguarda, aproveitando as tendências assim que elas aparecem.

Por essa razão, resolvi elencar neste artigo cinco tendências importantes para este ano.

Tomei como referência minha experiência profissional, pesquisas e eventos de que participei.

Então, vamos lá!

 

1 – Conteúdos mais relevantes

As empresas, inclusive de pequeno e médio porte, já entenderam a importância do Marketing de Conteúdo.

No entanto, há muita informação sendo lançada na rede de forma aleatória e pouco eficiente.

Diante desse cenário, o caminho para quem quer se diferenciar é investir em conteúdos que realmente tenham relevância para o seu público.

O foco deve ser a qualidade, e não somente a quantidade.

2 – Chatbots

Chatbots são aqueles assistentes virtuais que respondem aos questionamentos dos usuários de forma programada e automática.

A partir de agora, eles devem se tornar cada vez mais comuns, tanto em sites quanto nas redes sociais.

Para as empresas, esse tipo de ferramenta representa redução de custo com pessoal, pois substitui o trabalho de um ou mais funcionários da equipe de atendimento.

Para o consumidor, o principal benefício é a obtenção de respostas rápidas e objetivas.

A empresa Vivo, por exemplo, tem obtidos bons resultados com esse recurso aplicado ao Facebook Messenger.

3 – Vídeos, vídeos e mais vídeos

Imagens sobre vídeos ao vivo
Vídeos ao vivo estão entre as principais tendências para 2018

Continue apostando na eficiência dos vídeos.

No caso das redes sociais, prefira vídeos curtos e, preferencialmente, com legendas, assim a pessoa não precisa ativar o áudio para entender a mensagem.

Além disso, segundo pesquisa da Discovery Digital Networks, vídeos legendados têm 13% mais visualizações.

Agora, se você quiser dar um salto ainda maior em sua estratégia, faça vídeos ao vivo.

Atualmente, há ferramentas gratuitas de transmissão ao vivo no Youtube, Facebook e até no Instagram.

4 – Realidade virtual

Uma das principais utilidades da realidade virtual é ajudar o consumidor em sua decisão de compra, pois permite visualizar melhor um produto ou serviço.

Com essa tecnologia, é possível, por exemplo, fazer um passeio virtual por um apartamento decorado que sequer saiu da planta.

Na educação, é usada na formação de médicos, que podem estudar anatomia com corpos virtuais.

Aos poucos, a realidade virtual começa a ser inserida em outros segmentos de mercado, como o automobilístico.

5 – Influenciadores digitais

Outro destaque entre as tendências do Marketing Digital é o uso cada vez maior por parte das marcas do poder dos chamados Influenciadores Digitais, ou Digital Influencers, em suas campanhas.

Aliás, esse fenômeno tem provocado o fortalecimento de um novo segmento de mercado que até pouco tempo atrás não existia.

No Brasil, já existem 84 empresas especializadas em marketing de influência.

Elas surgiram com o objetivo de ajudar o empresário em um dos desafios mais importantes nessa área: encontrar o influencer ideal para cada tipo de negócio.

 

Para finalizar, quero destacar que meu objetivo não foi, de maneira alguma, esgotar o tema.

Minha intenção foi apenas apontar alguns caminhos que você pode seguir em busca de melhores resultados na internet.

Aproveite bem as dicas e ótimos negócios!

Gostou das dicas?

Deixe seu comentário ou sugestão de novos temas para o nosso blog 😉

Continue no blog

Clique aqui para assistir ao vídeo em que mostro as principais características do WhatsApp Business.

Temos um presente pra você!

Que tal baixar gratuitamente um e-book com 15 dicas incríveis de conteúdo para as suas redes sociais?

Clique na imagem abaixo para fazer o download gratuito e bom trabalho. 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *