O que é Marketing de Conteúdo?

Ao iniciar uma estratégia de Marketing Digital, profissionais da área e empresários normalmente se deparam com a expressão Marketing de Conteúdo.

Mas, afinal, o que significa isso?

Existem várias definições para a expressão, mas a que mais gosto é a seguinte:

Marketing de Conteúdo é todo conteúdo produzido para educar, informar e entreter um futuro cliente.

A ideia é fazer com que as pessoas criem um relacionamento de respeito e confiança com a sua marca, antes da compra.

Imagem Marketing de Conteúdo

Comparação

Aqui, na Roteiro Digital, apresentamos aos nossos clientes uma comparação que facilita bastante essa compreensão.

Qual a chance de uma pessoa aceitar um pedido de casamento logo no primeiro encontro?

É possível que haja exceções, mas, normalmente, existem várias etapas antes da troca de alianças no altar.

Primeiro, as pessoas se conhecem, depois namoram, aí vem o noivado e só então o casamento, não é mesmo?

Pois esse é o raciocínio!

Se adotarmos o casamento como sinônimo de venda, primeiro devemos nos relacionar antes de vender.

De volta ao passado

Imagem da revista "The Furrow"
“The Furrow”: conteúdos sobre agricultura

Na verdade, apesar de o Marketing de Conteúdo estar em alta nos dias de hoje, seus princípios já eram usados no passado.

Vamos contextualizar com um exemplo clássico.

Em 1895, A John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, criou a revista “The Furrow”, cuja principal função era divulgar notícias relacionadas ao setor agrícola.

Com essa iniciativa, a empresa optou por compartilhar conteúdos com o público interessado em agricultura, em vez de simplesmente criar anúncios “empurrando” seus produtos e serviços.

É claro que nem todos os leitores da revista possuíam tratores da John Deere, mas ao consumirem informações da marca, poderiam descobrir necessidades que julgavam inexistentes até aquele momento.

Na etapa seguinte, caso decidissem pela compra, é muito provável que optassem por produtos de uma marca que já conheciam e confiavam.

Perceba que a revista, em circulação até hoje, cumpre o propósito do conceito: educar o público, ganhar autoridade em seu segmento de mercado e influenciar a decisão de compra.

Esse é um dos primeiros registros de Marketing de Conteúdo.

Desde então, várias marcas têm usado essa prática para captar leads e gerar novos negócios.

E a sua empresa, como tem lidado com essa questão?

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