O que é lead?

Se você é empresário, ou empresária, certamente já ouviu o termo lead.

Mas você sabe seu verdadeiro significado?

Lead, em Marketing Digital, significa um potencial cliente que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.

Imagem sobre lead
O lead é um elemento chave para o sucesso de uma empresa

E como esse interesse se manifesta?

Normalmente, isso acontece através do preenchimento de dados pessoais em um formulário disponibilizado no site da empresa ou mesmo nas redes sociais, como no Facebook.

A partir do momento que uma pessoa fornece seu e-mail para receber conteúdos informativos ou promocionais de uma determinada marca, por exemplo, ela se transforma em um lead.

Mas aí você pode estar se perguntando: isso também é possível no ambiente off-line?

A resposta é “sim”!

Quando alguém entra em uma loja e concorda em deixar seu contato (número de telefone, e-mail, endereço etc) para receber as promoções da marca, também se torna um lead, mesmo que não tenha comprado nada.

Pois bem, você já deve ter percebido que estamos falando de um elemento extremamente importante para o sucesso de qualquer empresa.

Por essa razão, nós, da Roteiro Digital, sempre orientamos nossos clientes a adotar estratégias que possibilitem a geração de leads.

Isso pode ser feito de várias formas: landing page, formulário para a assinatura de newsletter, entre outras.

Próximos passos

Na fase seguinte, o lead passa a fazer parte do funil de vendas daquela empresa e é trabalhado no sentido de que a negociação de um determinado produto ou serviço seja concretizada.

Infelizmente, não há garantia de que um lead se transformará em cliente.

Porém, isso começa a mudar quando se trata de um lead qualificado.

Nesse caso, estamos falando de alguém que está considerando, de fato, a possibilidade de comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Por isso, é extremamente importante analisar o nível de engajamento do consumidor com seus conteúdos.

Você pode fazer esse acompanhamento por meio de plataformas de e-mail marketing ou através das métricas das redes sociais.

Curtidas, comentários no blog, compartilhamentos, entre outros, também são métricas importantes para o ranqueamento de um lead.

Fazendo isso, você conseguirá identificar quem possui um nível de engajamento mais elevado, ou seja, quem está mais propenso a comprar de você.

Saber o momento exato para fazer uma oferta pode ser o diferencial entre o fechamento de um negócio e a desistência do usuário.

Trate seu lead sempre com muito carinho, pois ele pode se tornar seu futuro cliente.

E você, como tem lidado com essa questão no dia a dia da sua empresa?

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