O que é inbound marketing?

Responda rápido: o que é inbound marketing?

Se você está precisando pensar para responder, fique tranquilo.

Isso acontece com a maioria das pessoas.

E foi por isso que resolvi escrever este post.

Para ser mais objetivo, vou apresentar uma definição que gosto bastante e, em seguida, farei algumas considerações, ok?!

Então, vamos a ela:

Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que tenha o objetivo de atrair o interesse das pessoas.

Também chamado de marketing de atração, possui três pilares principais: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

inbound marketing

Voltando um pouquinho no tempo…

Para entendermos melhor essa definição, precisamos voltar um pouquinho no tempo.

De uma forma geral, o marketing sempre se baseou em interrupções.

Pense nos comerciais de tevê, por exemplo.

Você está assistindo a um filme e, em dado momento, ele é interrompido pelo intervalo comercial.

Essa era regra geral, mas os tempos mudaram.

A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor mudaram as regras do jogo para sempre.

Hoje em dia, as pessoas têm a opção de assistir a um filme na plataforma Netflix, por exemplo, sem qualquer tipo de interrupção comercial.

Ou seja, os consumidores têm literalmente o controle daquilo que querem, ou não, ver.

Diante disso, as empresas tiveram criar novas formas de conquistar e manter seus clientes.

E o Inbound Marketing foi uma das melhores soluções surgidas até o momento.

Com o Inbound Marketing, em vez de interromper os clientes em potencial, a ideia passou a ser atraí-lo por meio de conteúdo relevante.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime.

E, aos poucos, construa um relacionamento saudável que possa resultar em venda.

Não é à toa que o termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração.

Em resumo, o Inbound Marketing é a estratégia em que as pessoas vêm até a sua empresa, atraídas ela sua mensagem.

A partir daí fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-las em clientes e até promotoras da sua marca.

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Como surgiu?

O Inbound Marketing vem sendo praticado há bastante tempo por profissionais de marketing, mesmo de forma inconsciente.

O termo começou a ser usado a Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot.

Porém, segundo o guru americano Peter Druker, os princípios do Inbound Marketing já se desenvolvem há décadas e tem sua fundação principal no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, presente no livro “Permission Marketing” de 1999.

Essa obra contém as principais diretrizes do Inbound Marketing e pode ser uma leitura interessante para quem quiser se aperfeiçoar nessa área.

Se nós nos aprofundarmos, veremos que conceito de Inbound Marketing surge paralelo ao marketing digital e da relação entre o consumidor e publicidade, nesse caso, internauta e comunicação online.

Se antes o consumidor não tinha controle sobre o que consumia, na internet ele pode escolher tudo: canais, conteúdo, formas de consumir etc.

Por isso, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja absorver.

Daí surge a importância de se trabalhar com planejamentos estratégicos inteligentes e com ações de alta performance.

O Inbound é como um ímã, que atrai o cliente através do conteúdo publicado.

Inbound Marketing X Outbound Marketing

Até agora, só demos uma pincelada no conceito de Outbound Marketing, mas ele envolve as práticas que estamos acostumados a ver “desde sempre”: anúncios de vários tipos, contato direto por telefone, e-mail, estandes de vendas em eventos etc.

O custo das ações normalmente é mais alto, e nem sempre é possível medir com precisão os resultados sobre ações Outbound.

O Inbound, por outro lado, usa o conteúdo para atrair a atenção do público, por canais como blog, redes sociais e e-mail.

O custo é menor e os resultados podem ser medidos de forma rápida e precisa.

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Principais características do Inbound

Visto que o Inbound Marketing se vale de oferecer conteúdo que satisfaça as dúvidas que o público traz, há mais abertura para um relacionamento próximo.

Com isso, você pode esperar:

  • comunicação aberta: marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante;
  • continuidade: em vez de interromper as pessoas, a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para elas;
  • maior engajamento: a partir de um relacionamento de confiança criado pela constante geração de valor sem interrupções, o engajamento é maior.

Principais características do Outbound

Entre as principais estratégias de Outbound Marketing estão anúncios em publicações impressas e digitais (desde jornais e revistas a blogs e redes sociais), bem como comerciais de TV e rádio.

Por conta disso, as principais características do Outbound são:

  • comunicação unilateral: em um anúncio há pouca ou nenhuma interação. A marca fala e o público ouve;
  • interrupção constante: a experiência de consumo é pausada (muitas vezes a contragosto) para que a mensagem de venda seja divulgada;
  • menor engajamento: se o produto vendido não for o que a pessoa precisa, no momento certo, o anúncio vai ter pouco efeito sobre ela.

Concluindo

Viu só, não é tão complicado assim!

Agora você sabe o que é Inbound Marketing, que tal praticar?!  🙂

Continue no blog e aprenda mais sobre Marketing Digital.

Até breve!

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