Como produzir conteúdos para sites e redes sociais?

Como produzir conteúdos para sites e redes sociais?

De fato, essa não é uma tarefa fácil!

Mais difícil ainda é alcançar um grande engajamento do seu público, rendendo compartilhamentos, comentários etc.

Para alcançar esse objetivo, você precisa criar seguir uma série de recomendações.

Hoje vamos falar sobre algumas delas.

Então, vamos lá!

produção de conteúdo2

1. Escreva para seu público

Uma boa produção de conteúdo é aquela que é feita para um público específico.

Afinal, quando você quer atingir várias pessoas com perfis completamente diferentes, pode ser que não consiga abordar tudo que todos procuram em um mesmo texto.

É por isso que o primeiro passo que você deve tomar ao começar a escrever um texto é pensar exatamente para quem você está escrevendo.

Faça uma pesquisa de persona para conhecer sua audiência e utilize essas informações para pensar nos temas que você irá abordar e na maneira como seu texto será escrito.

2. Encontre tendências

Como foi falado, a produção de conteúdo deve ser voltada para sua audiência, mas é possível também ir além.

Com sua pesquisa de persona em mãos, você consegue entender quais são as principais dúvidas das pessoas a respeito de sua área de atuação e pode fornecer informações completas sobre esses assuntos.

Porém, além disso, é possível também procurar tendências para desenvolver textos que podem atrair mais audiência para seu blog.

Uma das maneiras de encontrar essas tendências é utilizando o Google Trends.

Com essa ferramenta, você consegue encontrar informações sobre os desejos e atitudes das pessoas na internet, conforme as pesquisas feitas pelos usuários no Google.

A partir dessas informações, você consegue entender quais palavras-chave são mais procuradas em um período de tempo e um país específicos e, assim, pode planejar sua produção de conteúdo a respeito daquele tema.

3. Crie títulos atrativos

Você provavelmente já deve ter deixado de clicar em algum conteúdo durante suas pesquisas no Google porque não achou que fosse encontrar todas as respostas que esperava lendo apenas o título de um texto, não é mesmo?

Quando as pessoas pesquisam algum termo na internet, a primeira coisa que elas veem são os títulos dos artigos.

É por esse motivo que você precisa pensar em um título que seja atrativo e, ao mesmo tempo, seja um resumo daquilo que você abordará em seu conteúdo.

4. Planeje suas pautas

Crie um calendário editorial com todas as pautas que você já abordou em seu blog e com os temas que você ainda falará.

Isso é muito importante pois fará com que sua produção de conteúdo não seja repetitiva.

Sem contar que te ajudará a planejar com antecedência os tópicos que você precisa estudar mais para desenvolver textos melhores para sua audiência.

5. Produza conteúdo com frequência

De nada adianta ter um blog para educar sua audiência se você não produzir e publicar conteúdos com uma certa frequência.

As pessoas procuram seu blog para se informarem a respeito de assuntos relacionados a seu nicho.

Imagine se elas precisarem de alguma informação e você não tiver atualizado suas postagens?

Sabemos que, no início, pode ser difícil desenvolver e publicar um texto por dia, principalmente se você trabalhar sozinho.

Mas, mesmo assim, você precisa pensar na frequência de suas publicações.

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6. Evite erros de português

Além de desenvolver bem todo o conteúdo de seus textos, você precisa ficar muito atento à escrita.

Acredite ou não, erros de português podem prejudicar sua produção de conteúdo. Afinal, é difícil ler até o final um texto com muitos desvios gramaticais.

Mesmo que você não seja um expert na língua portuguesa, há certos erros que você consegue evitar fazendo exercícios gramaticais online ou até mesmo com a prática da escrita.

Parece clichê, mas a verdade é que, quanto mais você escreve e lê bons conteúdos, mais você aprende a escrever.

7. Atualize seu contéudo

Quer melhorar o seus posts ainda mais?

Atualize sempre! Revisite os seus conteúdos antigos e veja o que você pode melhorar e acrescentar.

Além disso, muitas informações que usamos em nossos posts podem se desatualizar com o passar do tempo.

[Dica Bônus] E o tamanho do conteúdo, importa ou não?

A resposta é: sim!

Então qual o tamanho ideal?

Depende!

Muitas pessoas tendem a pensar que os conteúdos curtos são melhores porque ninguém tem paciência de ler um conteúdo enorme.

Isso não se mostra uma realidade no Marketing Digital.

Conteúdos mais longos, às vezes, são mais compartilhados pelos leitores e geram maior credibilidade.

Mas o grande detalhe é que tudo depende do tema e da persona.

O conteúdo de tamanho ideal é aquele que responde à dúvida da persona!

Não importa se ele tem 500 ou 10.000 palavras, o importante é que ele responda tudo aquilo que a sua persona procurava quando achou o seu conteúdo.

Não tente encher linguiça para ter muitas palavras e nem tente simplificar demais.

Outro detalhe é estudar aquilo que faz mais sentido com a sua persona, se conteúdos maiores geram maior engajamento, invista mais neles.

Caso contrário, mantenha os conteúdos menores.

A única regra absoluta aqui é resolver o problema ou dúvida que o seu público tenha!

Vá para a prática!

Agora é só aplicar o que aprendeu?

Aliás, conte como foi sua experiência usando o Google Imagens.

Deixe seu relato aqui nos comentários, ok?!

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Até mais!

Como ter mais seguidores no Intagram

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