Como ganhar seguidores no Instagram?

No post de hoje vamos responder uma pergunta bastante comum: como ganhar seguidores no Instagram?

De fato, essa não é uma tarefa fácil!

Com as mudanças de algoritmo das redes sociais, fica cada vez mais difícil enviar conteúdo para todas as pessoas que seguem você.

Isso acontece porque essas ferramentas tentam segmentar cada vez mais os conteúdos enviados para cada usuário.

A ideia é priorizar aquilo que parece ser mais adequado para cada pessoa de acordo com suas preferências.

Com essas mudanças, conseguir mais engajamento geralmente exige muito esforço.

Porém, há algumas maneiras de aumentar sua audiência.

E é sobre isso que vamos falar!

Antes, porém, quero avisar que não vou apresentar aqui nenhuma fórmula mágica.

Todas as dicas dependem muito do seu empenho em colocá-las em prática.

Então, vamos lá!!!

1. Use #hashtags

Hashtag (#) é uma expressão popularmente usada entre os usuários da internet nas mais variadas situações.

Mas principalmente em publicações em redes sociais.

Elas são compostas pelo símbolo # (conhecido como “jogo da velha”), seguido de uma palavra-chave, que identifica o tema de sua publicação.

E por que é importante usar hashtags?

Toda vez que você publica e coloca uma hashtag específica, seu conteúdo é direcionado para usuários que têm interesse no seu nicho.

Imagine que você tirou uma foto do seu café da manhã e escreveu em seu Instagram algumas dicas sobre “a dieta ideal”.

Se sua área de atuação é alimentação saudável, é interessante colocar hashtags como #pretreino, #alimentacaosaudavel, #nutricao, ou algo assim.

Com o uso das hashtags, você consegue facilitar a visualização de suas postagens para pessoas que procuram por algo específico.

Além disso, se você monitorar essas marcações, terá uma ideia do que seus concorrentes têm postado, quais são as tendências do mercado, além de apresentar seu perfil para outras pessoas.

Isso significa que as hashtags são uma boa maneira de ganhar seguidores no Instagram, porque você consegue divulgar seu conteúdo para quem procura por palavras-chave, mesmo sem conhecer sua marca.

Porém, evite colocar palavras muito genéricas, como #instagram, #follow ou qualquer outra que não tenha ligação com seu segmento.

2. Interaja com outros perfis

É muito importante que você crie uma interação com outros perfis, principalmente aqueles que são da sua área de atuação.

Lembra das hashtags da dica anterior?

Aproveite e comece a interagir com os perfis que usam as palavras-chave que você também tem usado.

Só fique atento para não começar a seguir seus concorrentes ao invés de clientes em potencial.

Uma outra maneira de interagir é você sempre responder os comentário feitos em suas publicações.

É muito importante estreitar o relacionamento entre sua marca e pessoas que têm interesse no que você oferece.

E quando você responde comentários, mostra aos usuários que você se importa com o que eles têm a dizer.

Tente também curtir e comentar em publicações de seus clientes em potencial para que eles saibam que você também se interessa pelo que eles têm a dizer.

seguidores no instagram

3. Evite SPAM

SPAM é o ato de enviar mensagens não solicitadas constantemente para pessoas que não demonstraram interesse em seu produto/serviço.

Na dica anterior, nós sugerimos que você interagisse com outros perfis no Instagram tanto seguindo novos usuários quanto curtindo publicações.

Porém, você precisa tomar muito cuidado para não acabar fazendo SPAM.

Não comece a seguir perfis aleatórios apenas para que eles te sigam de volta, e não pense em curtir publicações só para ter curtidas.

Tudo que você fizer para ganhar seguidores no Instagram deve ser feito pensando na boa experiência de seu usuário.

Então, não saia por aí interagindo com quem não demonstra interesse no que você tem a oferecer.

Use as hashtags para ter certeza de quais são os usuários que realmente querem receber seu conteúdo.

4. Pense em sua persona

Independentemente da rede social que você utilizar, é necessário sempre pensar em sua persona antes de fazer publicações.

Quem você quer alcançar com suas publicações?

Qual o tipo de conteúdo que mais atrai seus clientes em potencial?

O que tem sido abordado no seu nicho e o que ainda precisa ser mais explorado?

Quando você consegue entender quem é sua persona, fica mais fácil programar publicações que realmente chame a atenção dos usuários.

Como ter mais seguidores no Intagram

5. Publique em horários pré-definidos

O Instagram é uma rede social dinâmica, por isso é interessante publicar conteúdos constantemente.

Mas além de ter consistência em suas publicações, você pode pensar em horários pré-estabelecidos de acordo com sua persona.

A dica número 4 é muito importante porque, a partir dela, você consegue ter vários insights das melhores opções para suas postagens.

Quando você define bem quem é sua persona, consegue entender seus hábitos de compras, gostos e preferências gerais.

Se seu perfil no Instagram é comercial, você tem acesso a informações como os dias e horários que seus seguidores estão na rede.

Com isso, você pode pensar nos melhores horários para publicar, de modo que seus posts aparecerão no feed de notícias das pessoas quando elas estiverem navegando nessa rede social.

6. Mantenha consistência em suas publicações

Além de definir os horários em que seus seguidores mais estão no Instagram, você precisa ser consistente.

Essa consistência de publicações será importante não apenas para manter seguidores já conquistados, como também para ganhar novos.

Se você posta conteúdos interessantes e constantemente, as pessoas terão seu perfil no Instagram como uma referência de seu nicho.

Na dica anterior, nós dissemos que o Instagram é uma rede social dinâmica.

Por isso, não tenha medo de publicar todos os dias, e muito menos de subir posts mais de uma vez por dia.

Pense nos horários que as pessoas mais usam essa rede e tente mostrar algo interessante constantemente.

O único cuidado que você deve ter é de não exagerar nos posts e acabar fazendo com que os usuários se cansem do seu perfil por causa do overposting.

Não há uma quantidade ideal de publicações.

O segredo aqui é analisar a recepção de suas postagens pelos seus seguidores para conseguir perceber a quantidade ideal de publicações por dia em seu perfil.

7. Faça vídeos

O formato em vídeo é um “queridinho” entre os internautas, principalmente porque esta é uma maneira prática de consumir conteúdo.

Então, por que não postar vídeos em seu Instagram?

Há um tipo de postagem muito utilizada nos feeds de Instagram, que são vídeos curtos de, no máximo, 1 minuto.

Nessas postagens, você pode abordar temas interessantes para sua persona, como dicas sobre seu nicho, e inserir legendas para que as pessoas consigam entender tudo o que você quer mostrar nos vídeos.

Além disso, há também a opção de criar stories – publicações mais curtas e que ficam à disposição dos usuários por apenas 24 horas.

Stories são muito interessantes para mostrar o dia a dia da sua marca, assim, as pessoas sentem que estão interagindo com você momentaneamente.

Outro tipo de vídeo que você também pode fazer no Instagram são as lives, que têm duração máxima de 60 minutos.

Elas também são uma ótima forma de interagir instantaneamente com seus seguidores.

Ter mais de um formato de publicação em seu Instagram mostra para as pessoas que você se preocupa em oferecer bons conteúdos em formatos diferentes para tentar agradar o máximo de pessoas possível.

Agora é com você!

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